Desenvolvimento infantil: do nascimento até 2 meses

Embora cada criança tenha seu próprio ritmo de aprendizado e de crescimento, quando falamos em desenvolvimento infantil também é importante considerar os chamados marcos do desenvolvimento.
São as mudanças físicas, psicológicas, sociais e emocionais que são esperadas e costumam marcar cada etapa da vida dos pequenos. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre os marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos.
Quais são os marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos?
A primeira infância é uma etapa crucial para o desenvolvimento humano. Essa fase, que se estende da gestação ao sexto ano de vida das crianças, compreende um período de intensas mudanças. E os bebês, em especial, adquirem habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais em um curto período!
Durante o primeiro ano de vida, por exemplo, os sentidos do bebê são desenvolvidos e aprimorados. Por isso, todos os dias, eles exploram, fazem descobertas e superam obstáculos, que são momentos importantes do crescimento e desenvolvimento infantil.
Vale lembrar que segundo os estudos do psicólogo Jean Piaget, há quatro fases do desenvolvimento infantil quanto à cognição: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
A primeira fase — que se alinha com o marco do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos sensório-motor — está diretamente relacionada a sensações e movimentos , como o próprio nome destaca. Nesse período, a criança percebe que seus movimentos geram resultados. Por exemplo: quando ela toca em diferentes objetos, diferencia suas texturas.
Assim, os laços afetivos ganham ainda mais importância nesse momento, afinal, estar próximo do bebê para que ele sinta segurança em explorar o ambiente ao seu redor faz toda a diferença.
Dessa maneira, o aprendizado é o foco desses anos iniciais! No entanto, diante de tantas mudanças e novidades, como saber se o seu bebê está se desenvolvendo conforme o esperado? Para isso, os marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos podem ajudar. Confira!
Do nascimento a 1 ano
O bebê se desenvolve intensamente — ao nascer, ele já consegue reconhecer a voz de quem o cerca e se recordar dos sons que ouvia na vida intrauterina, como a voz materna. Já a visão do bebê é desenvolvida ao longo dos meses, tornando-se nítida apenas por volta do oitavo mês de vida.
Os movimentos, inicialmente desordenados, aos poucos se tornam mais elaborados, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento infantil. E o bebê passa a demonstrar cada vez mais interesse e intenção!
Por fim, o desenvolvimento do tônus postural já possibilita o sustento da cabeça por volta dos três meses. Isso permite que a criança comece a se sentar com apoio aos 6 meses; sem apoio aos 9 meses; e manter-se em pé quando apoiada aos 11 meses.
De 1 a 2 anos
Em média, os bebês começam a andar com 1 ano e 3 meses. Esse progresso das habilidades motoras permite que a criança consiga subir em móveis, por exemplo, até 1 ano e 6 meses. Além disso, ela já poderá correr e descer escadas até completar 2 anos.
Ainda, entre 1 e 2 anos, a criança adquire maior vocabulário para seu desenvolvimento cognitivo infantil. Assim, consegue arriscar alguns sons mais parecidos com palavras, o que poderá ocorrer logo aos 12 meses, evoluindo até os 24 meses. Em seguida, a criança já poderá começar a formar pequenas frases, que podem ser incentivadas por meio de atividades para desenvolver o vocabulário.
Entre o primeiro e o segundo ano de vida, costuma ocorrer também o desmame. Para finalizar, nessa segunda etapa do desenvolvimento infantil, a criança mostra-se mais sociável e poderá realizar pequenas atividades com ajuda dos adultos, tais como vestir-se, escovar os dentes e desenhar.
De 2 a 3 anos
Entre 2 e 3 anos, a criança mostra um melhor controle do seu corpo, já sendo possível o desfralde. Além disso, ela já poderá se alimentar sozinha e começa a ter predileção pelo lado esquerdo ou direito do seu próprio corpo, descobertas valiosas para o desenvolvimento infantil.
Nesse período, as crianças também apresentam um maior domínio e entendimento da fala . Assim, aos 3 anos, é comum que os pequenos consigam cantar, contar histórias e manter pequenos diálogos, destacando a importância do brincar para o desenvolvimento infantil.
Nessa fase, o tempo de concentração aumenta. Então, as crianças já conseguem aprender alguns conceitos, imaginar histórias e brincar com outras crianças de forma lúdica e espontânea.


