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Agendamento

Bem vindos

Guia do paciente

O HIPA agradece a sua preferência por nossos serviços.
Esperamos que sua estadia seja tranquila, segura e resolutiva.

Ajude-nos a cuidar de você da melhor maneira possível. Fique atento a todos os procedimentos aos quais você será submetido e siga as orientações da equipe.

Autoria de Freire, E.M.R. Escritório da Qualidade.
Hospital Infantil Padre Anchieta. 2023. revisão 2024.

Guia do paciente

Segurança

Quando um hospital recebe um paciente, a principal preocupação é que ele não seja colocado em risco durante o cuidado. Uma eventual queda, por exemplo, é uma dessas situações decorrentes do processo de cuidado, que pode acabar prolongando o tempo de internação no hospital.

Por essa razão, algumas iniciativas são adotadas e você pode nos ajudar a evitar situações indesejáveis.

Guia do Paciente

Risco de queda

1. Seguir as orientações de enfermagem;
2. Manter grades elevadas;
3. Contribuir para um ambiente livre de obstáculos;
4. Não esquecer de elevar as grades ao sair de perto do paciente e ao dormir.
Guia do paciente

Identificação

A pulseira de identificação é sua proteção

Observar dados dos marcadores
Pulseira Azul

Alergia a medicamento

Pulseira Preta

Acompanhante internação

Pulseira Branca

Paciente internação

Pulseira Dourada

Alto risco de queda

Guia do paciente

Direitos

1. Ser identificado e tratado pelo nome no qual se identifica;
2. Ter sua imagem, privacidade, individualidade e integridade física asseguradas;
3. Ter respeitada suas crenças espirituais e religiosas;
4. Ter assegurado o direito de confidencialidade de suas informações;
5. Direito a acompanhante pacientes com até 17 anos;
6. Receber informações claras e objetivas do médico assistente sobre o diagnóstico, tratamento e propedêutica.
7. Ser sempre informado sobre medicações em uso e seus efeitos;
8. Direito a solicitar contato com o médico que acompanha a criança ou um médico de sua confiança;
9. Solicitar CÓPIA do prontuário após alta hospitalar mediante assinatura de documento hábil.
10. É seu direito não sentir dores ou que as mesmas sejam aliviadas durante o tratamento.
11. Ser devidamente orientado e treinado sobre o Pós Alta, recebendo instruções e esclarecimento médico e da equipe multidisciplinar de forma clara.
12. Recusar, mediante assinatura do termo de recusa, qualquer um dos procedimentos propostos caso não se sinta seguro. Uma vez devidamente esclarecido os riscos da recusa.
Guia do paciente

Deveres

1. O paciente ou seu responsável legal tem o dever de dar informações precisas, completas sobre o histórico de saúde do paciente;
2. Seguir as instruções recomendadas pela equipe, sendo responsável pelas consequências da sua recusa;
3. Não entrar no hospital com alimentos para o paciente e acompanhantes sem autorização prévia da equipe de nutrição;
4. Respeitar os direitos dos demais pacientes, colaboradores e prestadores de serviço da instituição, mantendo uma relação de respeito;
5. Zelar pelo patrimônio e estrutura física do hospital;
6. Não expor pacientes e colaboradores do hospital através de registros fotográficos e/ou qualquer outros meios, sem autorização dos mesmos;
7. Responsabilizar-se pela segurança dos seus pertences;
8. Manter e preservar a pulseira de identificação do paciente, caso a mesma esteja danificada ou se solte, solicitar imediatamente a troca;
9. Visitantes devem permanecer identificados;
10. Pacientes menores de 18 anos devem ter acompanhante em tempo integral.
Guia do paciente

Refeições

Paciente

Desjejum

7h30 às 8h

Colação

10h30

Almoço

11h30 às 12h

Colação

16h30

Jantar

17h30 às 18h

Ceia

19h30

Acompanhante

Desjejum

7h30 às 8h

Almoço

11h30 às 12h

Lanche

14h30 às 15h

Jantar

17h30 às 18h

Ceia

19h30

Desde 1976

(31) 3448-7500

hipa@hospitalpadreanchieta.com.br

Rua Major Delfino de Paula, 2356
São Francisco - Belo Horizonte - MG

O HIPA é uma instituição dedicada ao cuidado integral da saúde infantil, oferecendo um serviço especializado em pediatria que abrange desde urgências e emergências até internações completas.

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